domingo, 11 de abril de 2010

CONCERTO ACADÊMICO DA OSBA APRESENTA OBRAS DE TCHAIKOVSKY


Sob a regência de Ricardo Castro, a orquestra tocará “Romeu e Julieta” e “Marcha Eslava”

Foto: Divulgação

O pianista e diretor artístico da OSBA, Ricardo Castro, será o regente do primeiro Concerto Acadêmico






A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) estreia mais um novo projeto para 2010, o “Concerto Acadêmico”, que contará com a participação de músicos do projeto Neojibá. O objetivo é capacitar os jovens talentos em repertório orquestral e, ao mesmo tempo, desenvolver as capacidades pedagógicas dos experientes músicos da OSBA. A apresentação, que terá Ricardo Castro como regente, acontece na próxima quarta-feira, dia 14 de abril, às 20h, na Sala Principal do TCA, com ingressos (inteira) a R$ 10. Os Concertos Acadêmicos serão sempre precedidos de um concerto gratuito na véspera, às 16h, também no palco principal.

O repertório deste primeiro concerto apresenta duas importantes peças do compositor russo Tchaikovsky, Romeu e Julieta, inspirada na famosa obra de Shakespeare, e a Marcha Eslava, que, apesar do nome, tem tema russo. Completam o programa da noite, a Abertura do Festival Acadêmico, Op. 80, de Brahms, e A Grande Páscoa Russa Abertura para orquestra, Op. 36, de Rimskij Korsakov.

A Abertura do Festival Acadêmico, Op. 80, do compositor alemão Johannes Brahms, abrirá a noite. Com estrutura mais livre do que a clássica, a peça é uma alegre rapsódia, com tema popular e universitário. Dando sequência ao concerto, a famosa peça Romeu e Julieta, de Peter Tchaikovsky, estreada em março de 1870. A OSBA apresentará a última versão desta obra, após revisão feita pelo compositor em 1880, marcada por clímax mais intenso na recapitulação da parte final. Diferente do romantismo da famosa obra literária de Shakespeare, a inspiração para compor a Marcha Eslava veio da guerra entre a Turquia, Sérvia e Montenegro, em 1876. Inicialmente intitulada de “Marcha Serbo-russa”, a peça tem como base o Hino Nacional Tsarista e cânticos populares russos.

Para fechar a noite, A Grande Páscoa Russa Abertura para orquestra, Op. 36, de Nikolaj Rimskij Korsakov. Composta no verão de 1888, a peça baseia-se em cânticos populares da Igreja Russa Ortodoxa. Com rica variedade de timbres e uma extraordinária capacidade inventiva, Korsakov uniu o impressionismo francês com a nascente escola russa para compor esta obra.

Ricardo Castro - Natural da cidade de Vitória da Conquista, começou a tocar piano aos três anos de idade. Aos cinco anos foi admitido em caráter excepcional nos Seminários de Música de Salvador. Aluno da conceituada professora Esther Cardoso, deu seu primeiro recital aos oito anos de idade. Em 1984, Ricardo Castro foi estudar na Europa, onde ingressou no Conservatório Superior de Música de Genebra na classe de piano e de regência. Completou seus estudos de piano em Paris com Dominique Merlet. Em 1993, recebeu o primeiro lugar no prestigioso "Leeds International Piano Competition" na Inglaterra, marcando a história da competição por ter sido o primeiro vencedor latino-americano desde sua fundação em 1963.

Atualmente, Ricardo Castro é professor na “Haute École de Musique” de Lausanne, Suíça e desde 2007 está à frente da gestão artística da Orquestra Sinfônica da Bahia onde, em parceria com o FESNOJIV da Venezuela, implanta e dirige o projeto NEOJIBA.


http://www.tca.ba.gov.br/10/0410/OSBA_Concerto_14_de_abril.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário