
sábado, 29 de agosto de 2009
sábado, 27 de junho de 2009
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Baixem clicando aqui!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Memória Esportiva Brasileira
Dos 20 clubes pertencentes ao Clube dos 13 - os mais poderosos do país -, apenas nove têm museus ou espaços abertos ao público dedicados à história das agremiações (Bahia, Corinthians, Grêmio, Fluminense, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport e Vasco). E alguns não estão bem estruturados tanto para receber os interessados quanto na organização de seus acervos. O que mais recebe visitantes é o “Memorial das Conquistas” do Santos (100 mil visitantes/ano). Seguido pelos espaços do Grêmio (85 mil) e São Paulo (36 mil).
Números bem inferiores - para não ir muito longe - aos do museu do Boca Juniors, que recebe anualmente 500 mil visitantes. Na Europa, então, a preocupação com a divulgação do passado dos clubes está muito mais enraizada. O memorial do Barcelona, com 1,2 milhão de visitantes a cada ano, é o museu mais visitado da região da Catalunha, superando espaços que reúnem acervos de qualquer tipo (quadros, esculturas etc). Além de divulgar a história das equipes e cativar um número maior de aficionados, os museus geram também uma receita importante com a venda de entradas e de souvenirs.
Apesar de ainda muito precisar ser feito, o movimento de preservação e divulgação da memória esportiva no Brasil ganha força com várias iniciativas. A principal delas foi a inauguração em setembro de 2008 do Museu do Futebol, instalado no estádio do Pacaembu (São Paulo). Fato destacado no programa do SporTV. E o interesse do público por um espaço que mostre a história do esporte fica provado pelos números. O local já é o segundo museu mais visitado de São Paulo (113.942 pessoas de janeiro a abril deste ano), pouco atrás do Museu de Língua Portuguesa (123.485), o mais visitado do país.
Clique nos vídeos e confira a edição do “Dossiê SporTV”
PARTE 01
PARTE 02
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Nova Roupagem
esse é o novo blog do Diretório Acadêmico de Museologia.
Sejam bem-vindos!